///

Guia para banhos de limpeza energética

9 mins de leitura
Banhos de limpeza energética
Banhos de limpeza energética

Banhos de limpeza energética são tradições em diversas culturas. São uma das ferramentas que podem ser usadas para eliminar vibrações que se acumulam em um dos nossos corpos sutis.

De acordo com a sabedoria ancestral, o que chamamos de corpo é formado por cinco corpos. Em sânscrito, esses corpos são chamados de koshas.

O físico é a camada mais densa e exterior. Depois dele, estão em ordem: o corpo energético (que também pode ser chamado de aura), o corpo-mente, o corpo de sabedoria e o corpo de alegria.

Assim como limpamos o corpo físico, os demais corpos precisam ser limpos. Criar uma rotina de limpeza com foco nas camadas mais sutis ajuda a manter a mente saudável e um estado geral de bem-estar.

O que são banhos de limpeza energética?

São praticas ou rituais que eliminam vibrações que se acumulam em um dos nosso corpos sutis, o corpo energético, que é chamado de aura em algumas tradições.

Banhos de limpeza energética

O que usar?

A limpeza do corpo energético pode ser feita por meio do uso de ervas, minerais, como o sal, óleos essenciais ou por meio da meditação.

No caso das ervas e dos óleos essenciais, escolhemos as plantas pelas suas propriedades que podem ser curativas, de limpeza, estimulantes, calmantes, entre outras. 

Entre os minerais, o sal é um dos elementos mais comuns em rituais de limpeza de diversas tradições. O sal pode ser marinho ou de rocha. O primeiro ajuda a remover energias de emoções negativas e o segundo ajuda a atrair equilíbrio. Use um deles ou os dois juntos, se preferir.

Cristais também são usados em rituais de limpeza. Assim como as ervas, cada tipo é associado a uma qualidade e tem atributos relacionados à limpeza, à cura, à proteção, à força, entre outros. Outro método de escolha poder ser seguir as cores dos sete chacras principais do corpo:

  1. Mooladhara Chakra; ou base, localizado no assoalho pélvico – cor vermelho
  2. Swadhistana Chakra; ou sacro, localizado na base da coluna vertebral – cor laranja
  3. Manipura Chakra; ou umbilical, localizado na região do umbigo – cor amarelo
  4. Anahata Chakra; ou cardíaco, localizado no centro do peito – cor verde
  5. Vishuddhi Chakra; ou laríngeo, localizado na região da garganta – cor azul
  6. Ajna Chakra, ou terceiro olho, localizado entre as sobrancelhas – cor azul escuro
  7. Sahasrara Chakra ou da coroa, localizado no topo da cabeça – cor purpura

A meditação também é uma ferramenta usada para promover a limpeza do corpo energético. Existem diversas meditações para esse fim. Uma das mais completas e a minha preferida chama-se Chackra Dhyana, que em sânscrito quer dizer “meditação sobre os chacras”. 

Outras técnicas de limpeza energética

  • Tomar sol. Esse é o melhor banho de limpeza e pode ser feito diariamente. Reserve alguns minutos para caminhar ou sentar-se ao ar livre e visualize que os raios de sol penetram no seu corpo renovando as energias, dissolvendo vibrações negativas e enchendo seu corpo e todas as camadas sutis de vitalidade.
  • Se não quiser nada disso, vai com água mesmo. Visualize que a água remove impurezas, obstáculos, problemas de saúde, falta de vitalidade….

Como usar?

Ervas e sal

Em banhos de imersão, coloque o que você escolheu diretamente na água. Fique em imersão pelo tempo que considerar confortável. 

Se não tiver uma banheira à disposição, ervas ou o sal podem ser adicionados à agua fervida. Aguarde até que a temperatura esteja agradável e despeje sobre o corpo, nas costas e parte da frente, a partir do pescoço. Você pode enxaguar os resíduos com água.

Outra opção é colocar ervas no chuveiro. Escolha um maço da sua erva preferida e apenas pendure acima da saída da água. O vapor vai liberar as propriedades curativas. Deixe até que esteja seca e depois descarte.

Uma versão mais prática de banho energético é escolher um sabonete natural com ervas ou óleos essenciais. 

Ervas secas também podem ser queimadas para defumar o corpo. Ensinarei sobre essas técnicas em outro post.

Banhos de limpeza energética
Banhos de limpeza energética

Cristais

Coloque o cristal diretamente sobre o corpo. Se escolher as pedras com as cores correspondentes aos chacras, você pode colocar as pedras diretamente sobre cada um deles.

Segure o cristal, circulando em volta do seu corpo. Visualize que todas as vibrações negativas, todos os bloqueios vão sendo retirados pela pedra.

Os cristais também podem ser “programados” para uma função especifica. Também falarei sobre isso em outro post.

Quando fazer um ritual de limpeza energética?

  • Faça quando estiver se sentindo sem vitalidade, quando estiver triste, quando estiver vivendo um conflito ou sempre que quiser. 
  • Aproveite também dias especiais, como seu aniversario, inícios de novas estações ou datas auspiciosas de acordo com a filosofia ou religião que pratica. 
  • Faça antes de iniciar algo importante, como um novo emprego ou uma nova posição na carreira. Ou para se preparar para qualquer outra situação importante.

Preparando o ritual de limpeza energética

  • Medite por alguns minutos sobre o que gostaria de limpar
  • Mantenha uma atitude de compaixão em relação ao problema e foque apenas em você. Se estiver enfrentando algum conflito com alguém, não deseje que a energia que está retirando do seu corpo retorne para a pessoa.
  • Mentalize que todas as cargas negativas serão eliminadas do seu corpo. 
  • Escolha um momento em que poderá manter a atenção durante a limpeza.
  • Crie um ambiente bonito e agradável. Se quiser, pode usar velas, música, flores….
  • Ao escolher ervas ou óleos essenciais, verifique se são compatíveis com o uso sobre a pele para evitar reações alérgicas.
  • Escolha ervas ou óleos com aromas agradáveis para você. A experiência precisa ser prazerosa.
  • Busque produtos orgânicos ou cosméticos naturais. O que aplicamos sobre a pele interfere em camadas mais sutis e afeta nossa mente e estado de espírito.
  • Finalize agradecendo a ajuda dos elementos usados, pela água, pelas ervas, pelos óleos disponíveis. 

Dicas uteis

  • Lembre-se de despejar corretamente os resíduos. Não deixe que ervas por exemplo entupam o ralo do seu banheiro. 
  • Tenha cuidado em manter-se aquecido, principalmente se estiver fazendo banho de imersão. Agasalhe-se de acordo com a temperatura do ambiente para evitar choques térmicos.

1 Comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimas de Blog