////

Limpeza Energética com Cristais: guia completo

30 mins de leitura
Limpeza Energética com Cristais
Limpeza Energética com Cristais

O assunto de hoje é limpeza energética com cristais. O simbolismo associado aos minerais está presente em culturas diversas. No ocidente, escolhemos joias para marcar datas especiais, por exemplo. Dar uma peça ornada com uma pedra preciosa e um ritual de demonstração do amor, reconhecimento, respeito que sentimos pelo outro.

Mesmo que você nao se considere uma pessoa supersticiosa ou que tenha interesse por assuntos místicos, tenho certeza de que já usou alguma pedra em algum ritual.

Se olharmos para tradições antigas, vamos encontrar referências sobre pedras que atraem sorte, sobre outras relacionadas à prosperidade ou com a cura de doenças e outras usadas para proteção contra perigos da terra e ameaças de outros reinos mais sutis.

Os nativos americanos sempre carregavam pedras, junto com ervas e outros símbolos de proteção. Elas eram tratadas com extrema reverência como um dos povos que habitavam a terra, sendo chamados de Povo Pedra.

Neste guia, vou ensinar os principais passos para fazer limpeza energética com cristais.

Em diversas tradições místicas ou filosofias antigas, cristais são ferramentas de acesso a reinos mais sutis. As pedras são usadas para atrair proteção, aumentar a intuição, garantir prosperidade e sorte, tratar de males do corpo e da alma, entre outros aspectos. 

Cada uma está associada a um tipo especifico de energia e tem a capacidade de repelir ou de atrair uma vibração. (veja os detalhes no fim do artigo)

Por que fazer uma limpeza energética?

Para místicos de varias origens, não existe divisão entre o mundo visível e o invisível. A única diferença e a densidade da matéria, que vai ficando mais sutil e não pode ser tocada ou vista pelos sentidos comuns. 

Segundo a sabedoria ancestral indiana, o corpo é formado por seis camadas. O corpo é a primeira e mais exterior e depois vem o corpo energético, chamado de Pranamaya Kosha. Prana é a palavra em sânscrito para energia, sopro vital. Já na sabedoria chinesa, essa energia é chamada de chi e em outras filosofias, é o que chamamos de aura.

E assim como sujeira se acumula no mundo físico e no nosso corpo, a energia também pode ficar estagnada e acumulada. Dai a importância de limpar o que não nos serve mais e atrair as vibrações que irão colaborar para um estado de vitalidade, equilíbrio e bem-estar.

Quando nos sentimos cansados mesmo após uma noite de sono, quando falta clareza mental, emoções e pensamentos negativos estão presentes no seu dia, tudo isso é sinal de que o nosso corpo energético precisa ser limpo das energias negativas.

Limpeza energética com cristais para alinhamento dos chacras

Canais de energia percorrem todo o nosso corpo, levando energia vital aos tecidos, órgãos, fluidos. Esses canais, chamados de nadis, se encontram em pontos do corpo, formando vórtices de energia. Esses centros são chamados de chacras. Os sete chacras principais estão localizados ao longo da coluna vertebral, desde a região do períneo até o topo da cabeça e estão associados a saúde de partes do corpo e a características emocionais, da personalidade e a fatores da vida. 

Quando esses canais e os centros energéticos estão bloqueados, sintomas como falta de clareza mental, dificuldade na tomada de decisões, falta de coragem, falta de autoestima, entre outros, aparecem como sinal de que é preciso promover a limpeza e renovar as vibrações.

Cristais também podem ser usados para limpar os sete chacras principais. É o que chamamos alinhamento dos chacras.

Como escolher um cristal para limpeza energética

Pelo benefício: você pode escolher o cristal de acordo com a energia ativada por ele. Alguns promovem vitalidade, outros favorecem o relaxamento. Há cristais para proteção, para estimular a criatividade ou a autoestima, entre outros.

Pela cor: a escolha do cristal também pode ser feita pela cor. Você pode ser atraído pela vibração relacionada a cor predominando no cristal, ou pelos desenhos dos veios e misturas de substâncias.

Pela forma: um cristal pode ser selecionado para ser sua ferramenta de limpeza energética também pela forma. Seja pela forma como foi retirada da natureza, no caso das pedras brutas, como o resultado do polimento. Se preferir pedras esculpidas, também podem ser usadas. São comuns pedras esculpidas no formato de pirâmides e de outros símbolos místicos ou na forma de divindades que podem estar relacionadas ao beneficio ou cura que você está buscando.

O que estiver no seu caminho: quando você estiver em busca para a solução de um desafio ou dificuldade, poderá encontrar objetos de cura, oferecidos como presentes do universo. Pode ser que você esteja caminhando pela natureza e veja uma pedra ou cristal que lhe chame a atenção. Ou pode estar caminhando pela rua e encontrar uma limpa pedra na vitrine de uma loja. Fique atento aos sinais de ajuda.

Coletando cristais para limpeza energética na natureza

Quando quiser retirar algo da natureza, peça sempre permissão. Mesmo que uma pedra ou cristal pareça estar ‘jogado’ na natureza, ele está em seu ambiente natural. Para removê-lo, é preciso manter uma atitude de respeito e reverência, pedindo permissão e agradecendo pelo presente recebido.

Os principais tipos de cristais para limpeza energética

Naturais: podem estar no estado bruto, sem polimento, ou podem ter sido polidos. Há ainda pedras e cristais que parecem terem sido polidos pelo homem, mas que foram lapidados depois de anos na natureza. Pedras que permaneceram anos rolando em leitos dos rios normalmente adquirem formas arredondas e lisas. Algumas tradições acreditam que quanto mais uma pedra foi polida pela própria natureza, mais poderosa ela é. É o caso das pedras chamada de Lingham na Índia, consideradas peças sagradas usadas em altares e rituais.

Esculpidos: você pode usar cristais esculpidos. Nesse caso, dependendo do resultado, você ira aliar o poder da pedra com o poder da forma. Pedras em forma de pirâmide ajudam a potencializar a energia atraída pela pedra. Se o material foi esculpido na forma de uma deidade, mandala ou traz algum símbolo de transformação ou proteção, a energia emanada do cristal sera reforçada também como essa intenção.

Mistos: é possível ainda combinar dois ou mais cristais numa mesma cura. Na verdade, você pode usar quantos cristais quiser, desde que eles tenham sido escolhidos com propósito, sejam tratados com respeito e tenham sido adquiridos com reverência.

Sintéticos: muitas curas de harmonização de espaços sugerem a utilização de cristais sintéticos. Eles oferecem a transparência e forma ideias para refratar raios de luz e inundar os ambientes com as cores do arco-íris, que também correspondem às cores dos sete chacras principais. Além disso, eles não precisam ser limpos, pois não acumulam densidades ou energias negativas ao longo do tempo, como os naturais.

Limpeza Energética com Cristais
Limpeza Energética com Cristais

As cores do arco-íris

Um dos cristais mais utilizados em curas são os transparentes que, em contatos com raios de luz, refletem as cores do arco-íris ou as cores dos sete chacras principais. A refração das sete tonalidades é associada a partes específicas do corpo e às características relacionadas a cada centro de energia específico.

  1. Vermelho – Mooladhara Chakra; ou base, localizado no assoalho pélvico
  2. Laranja – Swadhistana Chakra; ou sacro, localizado na base da coluna vertebral
  3. Amarelo – Manipura Chakra; ou umbilical, localizado na região do umbigo
  4. Verde – Anahata Chakra; ou cardíaco, localizado no centro do peito
  5. Azul – Vishuddhi Chakra; ou laríngeo, localizado na região da garganta
  6. Purpura – Ajna Chakra, ou terceiro olho, localizado entre as sobrancelhas
  7. Lilas – Sahasrara Chakra ou da coroa, localizado no topo da cabeça

Curas eficientes e discretas

Por serem objetos admirados por todos, o uso de cristais em curas de proteção pessoal ou da casa é uma maneira de criar uma ferramenta sem despertar a curiosidade alheia. Ao encontrar um cristal numa casa ou em algum acessório, você poderá até receber elogios pela beleza da peça, mas não precisará dar mais explicações sobre o porque escolheu ou o propósito do objeto.

Esse detalhe pode parecer insignificante, mas faz toda a diferença no sucesso de algum ritual pessoal ou para os espaços. Muitas pessoas se sentem constrangidas em tornar público que escolheram objetos para curar algum problema de saúde, atrair proteção, prosperidade ou lidar com qualquer outro tipo de desafio. 

Algumas curas usadas no Feng Shui, por exemplo, não são comuns à decoração ocidental, despertando comentários e perguntas. Algumas pessoas chegam a se incomodar, inclusive, com o aspecto dos objetos que destoam da decoração da casa. Isso por si so já interfere na eficácia da cura. 

Principais técnicas de limpeza energética com cristais

Num comodo da casa: use o cristal ou pedra como um objeto mágico na sua casa. Se a sua escolha foi motivada pelo tipo de energia ativada pelo cristal, essa será a função dele no seu espaço. Se ele for grande o suficiente, pode ser colocado sobre algum móvel. Se for pequeno, pode ser colocado em um suporte, prato ou bandeja. Lembre-se de não transformar esse recipiente em deposito de papeis, lixo, coisas que acabam sem lugar definido e são jogadas em qualquer lugar. Trate a pedra ou cristal como ele é: um objeto sagrado.

Num local da casa perto de onde você dorme: tudo o que e mantido próximo ao corpo tem seus efeitos potencializados. O que é mantido próximo do corpo durante o sono tem o poder de influenciar nosso corpo sutil em um momento de relaxamento profundo. Se quiser, o cristal pode ser mantido na mesa ao lado da cama ou em qualquer outro lugar no quarto.

Na mesa de trabalho: uma boa ideia, principalmente se a energia ativada pela pedra estiver relacionada a benefícios que te ajudarão no trabalho, como concentração, clareza mental. 

No altar da sua casa: se preferir, coloque a pedra no lugar que você escolheu para ser um vórtice energético no seu espaço. Você pode usar qualquer pedra, de acordo com o tipo de energia que ela atrai ou por qualquer outro motivo. Uma das pedras mais comuns usadas em altares é o quartzo, pela sua capacidade de ampliar a conexão com energias mais elevadas e funcionar como uma espécie de amplificador das vibrações.

Em algum acessório: manter uma pedra ou cristal junto ao corpo é uma das maneiras mais eficientes de se beneficiar de suas qualidades. Use em colares, anéis, pulseiras ou carregue na bolsa.

Sobre o corpo: em vez de usar a pedra o tempo todo num acessório, você pode escolher usar as peças como ferramentas de cura, harmonização e limpeza em períodos específicos. É como se você se programasse para um ritual de beleza energético. A pedra pode ser colocada sobre o corpo durante um período. Se quiser, pode reforçar o benefício praticando uma meditação ou alguma postura de relaxamento enquanto mantém a pedra sobre o corpo. Caso ela esteja relacionada a alguma parte do corpo, a algum chacra ou a algum órgão, ela pode ser colocada exatamente sobre o local. 

Sobre o desenho do seu corpo: uma forma alternativa e ainda muito eficiente é manter as pedras sobre um desenho do seu corpo. Desenhe uma silhueta, inspirada nas suas formas. Não precisa ser um desenho perfeito. O importante é manter uma intenção clara de transferir seu corpo para o papel. Coloque as pedras sobre o papel, mentalizando que os benefícios energéticos de cada uma estão sendo transferidos para o corpo, removendo bloqueios, promovendo a limpeza e alinhamento dos chacras ou atraindo o que você deseja.

Em rituais: cristais podem ser usados como a principal ferramenta de um ritual ou podem ser combinados com outros objetos. De qualquer maneira, a vibração relacionada a ele estará sendo usada para atrair os resultados da cerimônia.

Preparacao e passos para limpeza energética com cristais

Uma preparação adequada é fundamental para qualquer ritual de limpeza. Não apenas com cristais, mas com qualquer outro objeto escolhido, sejam ervas, resinas, instrumentos musicais, entre outros.

1 – O primeiro passo é a escolha da pedra de acordo com o que você deseja transformar ou atrair nesse momento da vida

2 – Escolha um momento em que poderá fazer uma preparação adequada, sem pressa, sem ser perturbado com demandas externas.

3 – Passe alguns momentos observando a respiração e inicie respirações lentas e profundas, a fim de acalmar o ritmo da mente. Faça pelo tempo que for necessário.

4 – Mentalize o que deseja conquistar com a ajuda do cristal.

5 – Segure a peça em suas mãos e visualize o que deseja como se já fosse uma realidade. Se conseguir, visualize a situação resolvida, em detalhes. Se conseguir sentir as emoções como se estivesse vivendo isso nesse exato momento, os resultados serão ainda melhores

6 – Coloque o objeto no lugar escolhido.

7 – Agradeça pela ajuda recebida.

8 – Garanta que o local esteja sempre limpo.

9 – Sempre que puder, ofereça incensos ou qualquer outro presente para o cristal, reforçando seu estado de gratidão pela ajuda recebida.

Limpeza Energética com Cristais
Limpeza Energética com Cristais

Principais curas com cristais de acordo com o Feng Shui

De acordo com as técnicas milenares de harmonização dos espaços, o Feng Shui, os cristais são usados para corrigir o fluxo de energia ou chi de um lugar. Os cristais são usados para:

Atrair energias positivas ou auspiciosas

Desviar um fluxo de energia negativo

Atenuar fluxo energético muito forte

Ativar um gua (uma das oito áreas da casa de acordo com a filosofia)

Programando um cristal para limpeza energética

Cada cristal ativa um tipo especifico de energia. Alguns são usados para melhorar a saúde e a vitalidade, outros para acalmar, aumentar a concentração e a clareza mental, outros favorecem a criatividade etc.

Além disso, você também pode usar a pedra para manifestar uma vibração específica para você ou para a sua casa. É como se programássemos o cristal para emanar uma energia especial.

Qualquer pessoa pode programar um cristal. Escolha uma das duas maneiras a seguir:

1-Passe alguns momentos observando a respiração e inicie respirações lentas e profundas, a fim de acalmar o ritmo da mente. Faça pelo tempo que for necessário.

Mentalize o que deseja conquistar com a ajuda do cristal.

Mentalmente, dê um comando à pedra. Organize em uma sentença clara, como se estivesse falando com uma pessoa. 

Segure a peça em suas mãos e visualize o que deseja como se já fosse uma realidade. Se conseguir, visualize a situação resolvida, em detalhes. Se conseguir sentir as emoções como se estivesse vivendo isso nesse exato momento, os resultados serão ainda melhores

Coloque o objeto num lugar especial da sua casa. Se tiver um altar, coloque-o aqui.

Durante nove dias seguidos, ofereça incensos ou outros presentes para o cristal. Você pode colocar flores, recitar mantras, meditar diante dele.

A cada dia, repita o comando da programação escolhida.

No décimo dia, transfira o cristal para o local definitivo ou mantenha-o no altar, se preferir.

Garanta que o local esteja sempre limpo.

Sempre que puder, ofereça incensos ou qualquer outro presente para o cristal, reforçando seu estado de gratidão pela ajuda recebida.

2- Passe alguns momentos observando a respiração e inicie respirações lentas e profundas, a fim de acalmar o ritmo da mente. Faça pelo tempo que for necessário.

Mentalize o que deseja conquistar com a ajuda do cristal.

Mentalmente, dê um comando à pedra. Organize em uma sentença clara, como se estivesse falando com uma pessoa. 

Segure a peça em suas mãos e visualize o que deseja como se já fosse uma realidade. Se conseguir, visualize a situação resolvida, em detalhes. Se conseguir sentir as emoções como se estivesse vivendo isso nesse exato momento, os resultados serão ainda melhores

Iniciando pela porta principal, caminhe com o cristal nas mãos por todos os cômodos da casa. Em cada local, visualize o que deseja como uma realidade já concretizada.

Caminhe pelos cômodos seguindo no sentido anti-horario.

Finalize retornando à porta principal. Ainda com o cristal na mão, desenhe no ar o símbolo do infinito, indicando um fluxo constante de energia que será emanado da peça.

Leve o cristal para o local escolhido.

Garanta que o local esteja sempre limpo.

Sempre que puder, ofereça incensos ou qualquer outro presente para o cristal, reforçando seu estado de gratidão pela ajuda recebida.

Limpeza das pedras

O ambiente e todos os objetos estão constantemente trocando vibrações com você. Quando entendemos essa dinâmica, conseguimos criar praticas, rituais e uma rotina que permite a manutenção saudável dos espaços. Isso é especialmente importante em tempos difíceis, quando estamos cansados, enfrentando algum desafio ou quando alguma doença se manifesta no corpo. 

Nessas horas, mais do que nunca, o corpo pode ser beneficiado pelo chi saudável e equilibrado dos espaços.

Os cristais ajudam nessa dinâmica, emanando as vibrações naturais do cristal ou a vibração para o qual foi programado.

Mas nessa constante troca de energia, eles também precisam ser limpos para eliminar densidades, energias estagnadas ou negativas.

Existem várias maneiras de fazer essa limpeza e recarregar as vibrações originais do objeto.

  • Colocar as pedras para tomar sol
  • Deixa-las no sal
  • Limpar com o uso de outro objeto sagrado, como um sino
  • Limpar usando uma pedra selenita
  • Lavar em água corrente
  • Esfregar gotas de óleo essencial de eucalipto

Não existe uma frequência recomendada para fazer essa limpeza. Mas você saberá quando. A medida que você estabelece uma relação com a pedra e com os demais objetos sagrados da sua casa, torna-se mais frequente receber informações vindas de dimensões mais sutis. Com certeza, você saberá quando recarregar suas pedras mágicas!

Como descartar um cristal de limpeza energética

Quando você quiser descartar uma pedra, faça com respeito. Primeiro, limpe o cristal com um dos métodos descritos acima. Se você for descartar um cristal programado, durante a limpeza, mentalize que ele retorna ao seu estado bruto e que o comando também está sendo limpo.

Depois, você pode colocá-lo em outro local da casa, como um objeto de decoração comum ou devolvê-lo à natureza, como colocar em uma praça, parque ou ate mesmo nos vasos de planta da sua própria casa.

Dicionário de simbolismo das pedras

Existe uma vasta bibliografia sobre o simbolismo e as propriedades energéticas dos cristais. Em geral, os atributos energéticos são semelhantes entre as filosofias. A seguir, veja as características de algumas, de acordo com Andie SantoPietro, terapeuta holística e praticante de Feng Shui, e que foi uma das minhas professoras.

Agata – promove aceitação, equilíbrio físico e emocional. Ajuda na expansão da consciência e pode auxiliar uma boa digestão.

Ametista – promove a criatividade, coragem, intuição e autoestima. Colabora para uma boa noite de sono.

Citrino – promove o desbloqueio das energias estagnadas no corpo, favorece a força de vontade, equilíbrio e autoestima. Ajuda no processo de combate a vícios.

Esmeralda – favorece estados meditativos. Ajuda no relaxamento. É associada à clarividência e ao desenvolvimento de habilidades psíquicas.

Jade – é usada para proteção contra acidentes. Melhora o sistema imunológico e promove a limpeza do sangue.

Lapis Lazuli – promove clareza mental e alinha mente e espírito. Promove abertura do chacra Ajna, conhecido como terceiro olho e localizado entre as sobrancelhas.

Pirita – conhecida como a pedra da prosperidade. Também auxilia na circulação sanguínea, melhora a digestão e ajuda a controlar a ansiedade e a tratar estados depressivos.

Quartzo rosa – promove o amor-próprio, aumenta a autoconfiança, favorece a expressão pessoal e a criatividade. 

Quartzo transparente – oferece poderosa energia de cura, promove a clareza dos pensamentos e a conexão com seres superiores. É considerado um cristal de conexão com reinos mais elevados. Bom para ser usado em altares.

Turmalina – traz harmonia aos ambientes e favorece uma boa noite de sono. Ajuda a controlar a compulsão e também ajuda a afastar o medo, negatividade e estados depressivos.

1 Comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimas de Blog