Reforce a arrumação da casa com o poder da intenção

Para quem mora no hemisfério norte, a chegada da primavera marca a volta de temperaturas amenas, dias mais longos, a natureza exuberante, com mais movimentos, sons, cores.

A estação simbolicamente é associada a um novo começo. Por esse motivo, existe a tradição de marcar esse ciclo com a limpeza e organização geral da casa, popularmente conhecido como Spring Cleaning, ou limpeza da primavera.

Para muitos, Spring Cleaning é um hábito para renovar, reduzir acúmulos, adaptar a casa às temperaturas mais altas (edredons pesados, mantas e casacos são guardados para o próximo inverno, por exemplo). Mas a prática também traz simbolismos associados a novos começos, a coisas que ainda queremos realizar e, por esse motivo, a organização e limpeza também têm um significado especial para muitos.

Conteúdo desse post:

  • Por que fazer a Spring Cleaning?
  • Origem da tradição
  • Tem época certa para organizar a casa?
  • Reforce a arrumação da casa com o poder da intenção
  • Escolha o método que você quiser

Por que fazer a Spring Cleaning?

Em locais onde as estações são definidas, com mudanças drásticas nas temperaturas e paisagens, a casa muda para acompanhar esses ciclos. Roupas e roupas de cama mais pesadas no inverno, mantas para acompanhar o filme no sofá, aquecedores, capas para proteger móveis e objetos expostos ao tempo, tudo isso perde o uso e pode sair de cena.

Organizar a casa, eliminar o que não serve mais, dar uma arejada nos armários e nos cômodos, tudo isso pode ser feito em qualquer época do ano, mas a mudança de estação é uma excelente oportunidade e se tornou um hábito de muitos.

Fazer uma faxina profunda e detalhada também é hábito comum antes da primavera começar.

Mas Spring Cleaning também é associado à renovação, a novos começos.

A chegada de algo novo, novas oportunidades estão ligados a novos começos e foram celebrados com preparativos e rituais em diversas culturas há milhares de anos. Se você acredita que o que não podemos ver nem tocar impacta sua realidade material e oportunidades, fazer uma limpeza e organização funciona como um ritual para remover energias estagnadas e para abrir espaço para coisas novas.

Mais recentemente, a ciência abriu espaço para investigar a relação entre os espaços físicos e a saúde mental. As descobertas apontam ligação entre o bem-estar mental e a organização, oferecendo uma chance de instigar mudanças, melhorar os ambientes na prática e, por extensão, o estado de espírito.

Qual a origem da tradição?

Referências à limpeza, renovação e organização dos espaços são encontradas em tradições que datam de milhares de anos. As primeiras registradas marcavam as preparações para o início do ano, celebrado em diversas culturas com a chegada da primavera, como o ano novo persa. Já na cultura judaica, os preparativos estão relacionados à chegada da Páscoa, também com associações à limpeza e renovação.

Tem época certa para organizar a casa?

Spring Cleaning acontece na primavera, com início no mês de março no hemisfério norte, mas isso não significa que exista apenas um período para fazer uma limpeza profunda e organização na casa. Além da relação com a chegada de uma nova estação (que pode ser qualquer uma), a tarefa é bem-vinda em qualquer época ou estação.

Em vez de seguir o calendário da estação ou do ano, também vale seguir seu próprio calendário e investir na tarefa quando alguma mudança estiver para acontecer ou, melhor ainda, quando você quiser que ela aconteça.

Isso pode significar mudança de emprego, chegada de filhos, aniversários e comemorações de datas especiais ou sempre que sentir que a casa e as pessoas que nela vivem se beneficiariam com organização e um novo fluxo da energia.

Reforce a arrumação da casa com o poder da intenção

Como potencializar a limpeza e organização com a chegada da nova estação?

Unindo o poder da intenção com os gestos práticos é o que ensina a escola do Feng Shui do Budismo Tântrico do Chapéu Preto.

O físico e o espiritual são dois espectros da mesma realidade. Mudanças nos espaços alteram nossa energia sutil e, da mesma forma, mudanças na nossa energia podem levar a mudanças nos ambientes.

Limpeza:  Como o nome já sugere, comece a Spring Cleaning com uma boa limpeza. Energias ficam estagnadas onde também o pó se acumula. O acúmulo de objetos físicos (que podemos ver e tocar) também nos mostra onde existe chi (energia vital) estagnado. A limpeza pode ser feita na casa, com cuidado especial nos cantos, embaixo de móveis e áreas normalmente difíceis de alcançar na limpeza de rotina.

Importante escolher bons produtos, de preferência à base de substâncias naturais, que não emitem gases tóxicos no ambiente. Pesquise uma boa marca no mercado ou faça a sua própria receita (existem várias disponíveis online).

Óleos essenciais podem ser colocados nos produtos para potencializar o resultado da limpeza. Você pode escolher o que gostar mais ou também pesquisar os significados de cada um. Um pessoalmente amo o óleo essencial de cedro e uso com frequência na minha casa. Uma escolha fácil é também o óleo essencial de eucalipto, já que a planta é reconhecida pelas propriedades de limpeza energética.

Enquanto limpa, mantenha a intenção de que está removendo tudo o que estava parado, tudo o que não serve mais, energias negativas. Se existe uma questão pontual que gostaria de trabalhar, como algum problema de relacionamento ou algum empecilho em uma área da vida, imagine que a limpeza está removendo os resíduos que impedem que a situação se resolva e a vida flua na direção que deseja.

Organizar um cômodo: não é preciso limpar e organizar a casa toda. Essa tarefa pode ser exaustiva e demandar vários dias ou semanas do seu tempo. Escolha um cômodo. Pode ser o mais problemático do ponto de vista de desorganização. Pode ser aquele quarto que está esperando uma limpeza já faz tempo. Ou pode ser qualquer outra área da casa. Aqui você pode se deixar guiar pela lógica (o que mais precisa de organização ou que eu mais preciso para algum objetivo prático) ou pode deixar a intuição guiar o caminho. Existe algum lugar na casa que causa algum incômodo, mesmo sem motivo aparente? Comece por aí. Mantenha a intenção de que a limpeza e a organização estão movimentando as energias, eliminando as negativas, trazendo tudo o que você deseja para sua vida.

Declutter: a palavra muito popular em métodos de organização não tem uma tradução exata para o português. Significa organizar, eliminando itens quebrados ou que não mais usados. Muito já foi dito sobre o assunto e existem várias técnicas que sugerem como escolher que objetos e itens manter e quais descartar. Independentemente do método que escolher, se sentir que os espaços seriam beneficiados com uma organização, vá em frente.

Criar espaço para você e para a família: a maior causa de acúmulo e desordem não está relacionada a questões como traumas ou medo de faltar no futuro, como muitos métodos querem classificar. A maioria das coisas que guardamos e que ficam sem uso são para agradar os outros. Pessoas que um dia podem vir, visitas que talvez apareçam, ocasiões que fazem parte de códigos sociais sobre os quais nunca refletimos. Se quiser escolher uma única tarefa para realizar durante Spring Cleaning, localize os espaços “ocupados” por essas pessoas ou situações imaginárias e organize. Coloque os objetos em uso ou doe. E então use o espaço para organizar melhor itens seus e da sua família. Lembre-se sempre: a casa é sua.

Aumente o chi: Plantas são uma das maneiras mais rápidas de elevar o chi de um lugar. Com temperaturas mais amenas e mais luz durante o dia é mais fácil encontrar espécies que possam se desenvolver bem em casa. Plantas vão bem em qualquer lugar, inclusive no quarto. Apenas preste atenção para não ter plantas que podem ser tóxicas para crianças ou para animais. Também existem muitas informações disponíveis sobre funções específicas das plantas, como limpeza, proteção, filtragem do ar. Você pode pesquisar e escolher pela função ou escolher apenas uma de que goste. Pela minha experiência, isso vale muito mais. Afinal, se você gosta e vai ficar feliz todas as vezes que olhar para ela, seu chi pessoal será imediatamente elevado.

Escolha o método que você quiser

Existem várias técnicas de organização e “declutter’ que podem ser seguidas para organizar a casa. Eu pessoalmente já testei várias e acabei customizando a minha própria, incluindo sugestões de aprendi em livros, cursos, além de hábitos e rotinas que criei a partir das necessidades da minha família.

O mais importante é não se impor uma tarefa ou uma rotina que não combinam com sua realidade e vão gerar desconforto. Faça aos poucos, como quiser, e celebre as conquistas. Pequenas mudanças na organização trazem grandes resultados e, com leveza, trazem mudanças em camadas sutis que vão reverberar pela casa e por todas as áreas da vida.

O Feng Shui é uma prática que inclui ações práticas combinadas ao poder da intenção. Para potencializar os resultados, a Escola do Budismo Tântrico do Chapéu Preto ensina uma técnica chamada Reforço dos Três Segredos. É um ritual rápido que une o poder do mantra (gesto com as mãos), o poder do som (com o canto de um mantra) e o poder da intenção (com a visualização daquilo que se deseja com a cura).

Por último e não menos importante: Faça o reforço dos três segredos

É muito simples. Com ambas as palmas das mãos voltadas para cima, coloque o dorso da mão esquerda sobre a palma da mão direita. Posicione as mãos na altura do dantien, o ponto localizado dois dedos abaixo do umbigo. Cante ou apenas mentalize o mantra Om Ma Ni Pad Me Hum nove vezes. Esse mantra é conhecido como o mantra das seis palavras verdadeiras.  Enquanto mantém a postura das mãos e canta o mantra, mantenha claros os objetivos da cura. Se conseguir, visualize o que deseja que se realize.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.