Livro de Brené Brown
Livro de Brené Brown

O que estou lendo: livro de Brené Brown

Atlas of the Heart: Mapping Meaningful Connection and the Language of Human Experience, livro de Brené Brown.

Você pode se dedicar ao estudo do budismo e às práticas para mapear seu mundo interior por vários anos para moldar um ser humano melhor ou você pode ler o mais recente livro de Brené Brown.

A comparação pode soar simplista demais, mas tomar contato com o trabalho é tão esclarecedor e confortante que parece que você tomou uma fórmula instantânea que misturou sabedoria de um mestre zen, com abraço de uma pessoa que sabe pelo que você está passando e o conhecimento de uma super pesquisadora.

Brown é mesmo tudo isso (diferente de muitos autores e palestrantes motivacionais). Em suas obras, que somam 6 livros entre os mais vendidos na lista do jornal The New York Times, podcasts, palestras e séries de televisão, ela soma sua formação como PHD em serviço social e pesquisadora.

Seu trabalho ficou mundialmente conhecido em 2011 quando uma palestra no popular evento TEDx ‘O Poder da Vulnerabilidade’ viralizou.

A última obra foca nas emoções, lançada em novembro de 2021 nos Estados Unidos (ainda sem tradução para o português), Brown descreve 87 emoções. A publicação é resultado de milhares de análises em estudos sobre emoções humanas, combinados a investigação pessoal do que elas significaram na sua jornada pessoal. Ela descreve como cada emoção tem seu oposto, o que no budismo é definido como o ‘inimigo próximo’. Para Brené, a melhor estratégia é manter a curiosidade e o estado de vulnerabilidade para entender de onde vem as emoções.

“Vulnerabilidade pode ser a chave para liderança corajosa”, ensina a autora.

A diferença é que a bagagem acumulada em décadas de pesquisas é transformada em ferramentas que podem ser aplicadas imediatamente em situações reais da vida e não ficam restritas apenas aos ultra-iluminados ou no campo da filosofia.

Divididas em 13 capítulos, elas são apresentadas e reunidas em categorias como ‘Lugares para aonde vamos quando comparamos ’ou ‘Lugares para aonde vamos quando estamos magoados’. No caso desse último, Brown descreve as emoções de angústia, desesperança, desespero, tristeza e luto. Frases motivacionais destacadas vão reforçando o alívio já apresentando nas páginas recheadas de referências, pesquisas, técnicas e estratégias comprovadas.

A reunião das pesquisas, da experiência pessoal da autora e do seu trabalho de investigação ajudam a dar peso, sentido e maneiras de aplicar conteúdos que pareciam não carecer de validação. É o caso da citação do Dalai Lama ‘Quando você está descontente, você sempre quer mais, mais, mais. Seus desejos nunca podem ser satisfeitos. Mas quando você pratica o contentamento, você é capaz de dizer para si: Ah, sim, eu já tenho tudo aquilo de que preciso.’

Aqui no novo livro de Brené, até agora, eu encontrei tudo aquilo que preciso para entender as emoções.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.