Tigre é o animal do novo ano chinês
Tigre é o animal do novo ano chinês
/

Ano Novo de novo! O que fazer?

No dia 1 de fevereiro começa o Ano Novo Chinês. O início de um novo ciclo segue o calendário lunar, diferente do calendário seguido no Brasil e em outros países do Ocidente.

Na tradição chinesa, cada ano é regido por um animal e por um elemento. São 12 os animais do zodíaco e quatro os elementos que complementam, atenuando ou intensificando as características do regente do ano.

2022 é o ano do Tigre de Água. Assim como os demais animais, existem características positivas e negativas associadas a cada um dos ciclos.

Além disso, o horóscopo chinês também se baseia na compatibilidade entre os signos. Segundo a tradição, existem signos compatíveis, combinações neutras e as desfavoráveis.

Portanto, se o regente do ano for incompatível com o seu signo no horóscopo chinês, o ano traz mais desafios para você, independentemente das previsões para o ano.

Previsões para o ano novo do tigre de água

De acordo com uma das mais renomadas consultoras de Feng Shui do mundo, Lilian Too, será um ano de muitas movimentações, mas que pede reflexões antes da tomada de decisões.

Atitudes impulsivas pode levar a decisões ruins, ao desperdício de recursos, como dinheiro e energia pessoal.

A especialista recomenda pausar, analisar a situação por vários ângulos antes de dar passos importantes em 2022.

Em relação ao animal regente do ano, o tigre possui vários atributos positivos, mas como é um animal selvagem, fica a recomendação para jamais baixar a guarda. Principalmente em momentos de desafios ou estresse, a natureza selvagem do tigre pode ser revelada em situações inesperadas.

De acordo com a tradição chinesa, traz sorte ter uma estátua do animal do ano em casa. Mas, no caso do tigre, devido a sua natureza imprevisível, uma imagem deve vir acompanhada de um dos deuses da prosperidade, pois apenas uma divindade consegue domar a natureza selvagem do animal.

Como lidar com as previsões

Eu sempre fui interessada em previsões de todos os tipos. Era consumidora do Almanaque do Pensamento, fazia consultas anuais com astrólogos, já fiz meu mapa védico e por aí vai. 

Com o tempo, fui percebendo que esse era mais um exercício intelectual do que um ritual de proteção ou de cura.

Muitas das informações que ouvia, caiam no esquecimento. E muitas das situações pelas quais eu passei e que tinham sido previstas, iam acontecer eu sabendo sobre elas ou não.

Como diz um dos meus mestres Sri Krishnaji, somos um pequeno personagem desempenhando um pequeno papel num grande teatro cósmico que envolve todos os reinos do universo.

Desse entendimento, tirei duas importantes lições:

– A única coisa que posso controlar e alterar é o meu estado interno. É minha escolha viver em um estado de harmonia ou em um estado de sofrimento. Desafios e adversidades fazem parte da vida, mas eles não vão mudar o meu propósito de viver em paz e ser feliz.

– Somos feitos de energia e nossa vibração entra e sintonia com movimentos semelhantes. Portanto, é importante cuidar da saúde, observar a natureza dos pensamentos, e limpar o nosso corpo energético. É importante também cuidar das energias dos nossos espaços, que estão constantemente trocando vibrações conosco.

Por isso, em vez de apostas as fichas nas previsões que tinha lido ou ouvido, eu passei a cuidar dos meus espaços interno e externo com mais atenção e carinho, mantendo as condições necessárias para que todas as coisas boas e oportunidades pudessem chegar até mim.

Aprendi que o que se faz diariamente tem muito mais valor do que algo pontual focado em uma previsão ou numa data específica.

Datas importantes

Cada cultura aponta datas importantes. Elas marcam o início ou o fim de ciclos ou se baseiam em atributos de divindades, deuses, energias associadas a oportunidades, sorte, prosperidade ou até mesmo a estados de iluminação espiritual.

Podemos escolher que datas celebrar ou não. O importante é celebrar as que fizerem sentido para você. Não é preciso se sentir na obrigação de seguir rituais se eles significarem nada.

Um dos equívocos mais comuns é fazer algo – simpatia, ritual, participar de eventos – devido ao medo de que algo ruim aconteça. Já ouvi muitas histórias do tipo ‘Me falaram para usar tal amuleto para proteção’,  ‘Nesse ano novo preciso me proteger porque as previsões são ruins” etc, etc…

Entenda que você apenas está se engajando em uma sintonia de medo e estresse, com base no nada, sem uma intenção clara.

Você também pode comemorar as suas datas pessoais: aniversários, datas de inícios, como relacionamentos ou projetos, ou datas de conquistas importantes. Nações, governos e instituições celebram datas de grandes marcos e devemos fazer isso também na nossa vida pessoal.

O que fazer antes do ano novo

Caso você decida marcar a passagem do ano ou alguma outra data especial, prepare seus espaços interno e externo para o início desse novo ciclo.

Como ensina Sri Preethaji, uma das mais influentes místicas atualmente, existe força no início e as energias desse período interferem nos resultados. 

Independentemente da data, as tradições são parecidas.

Primeiro, existe a preparação, que inclui limpeza dos ambientes, removendo poeira, caprichando na organização dos espaços, removendo o que não serve mais, está quebrado ou sem uso. Muitas filosofias recomendam fazer consertos e reparos na casa antes de novos ciclos.

Depois, trazemos itens para mostrar que se trata de uma ocasião especial. Flores, incensos, comidas especiais, altares e outros itens para oferendas. Muitas pessoas gostam de usar roupas novas ou escolhem cores ligadas a intenções para a nova etapa.

No caso de residências que possuem curas de harmonização, elas devem ser limpas e recolocadas. Ou melhor ainda, novas devem ser feitas.

Na véspera ou no dia, normalmente são feitos rituais para limpeza energética e para atração das vibrações do que se deseja.

Segundo a consultora Lilian Too, o ritual para o Ano Novo Chinês pode ser o seguinte:

Abra todas as janelas e portas e acenda todas as luzes. Acenda um incenso de sândalo e caminhe em volta de cada cômodo 7 vezes no sentido horário (anti-horário de estiver no hemisfério sul) visualizando que todas as energias estagnadas ou negativas estão sendo removidas das paredes. Enquanto caminha, cante o mantra

“NAMA SARVA TATHAGATA AVALOKITE OM SAMBHARA SAMBHARA HUM”

Quem tiver instrumentos como Sinos feitos com 7 metais ou um Gongo pode tocá-lo para ampliar os efeitos da limpeza.

Deixa as janelas e portas abertas por pelo menos uma hora para que as energias negativas deixem a casa.

Ritual para atrair sorte com a casca da laranja

Eu gosto muito de ensinar um ritual simples que pode ser feito após a limpeza dos ambientes.

Corte nove rodelas da casca de uma laranja. Elas podem ser do tamanho de uma moeda.

Coloque um recipiente com água

Deixe por alguns minutos para que os óleos essenciais da casca se soltem na água

Pegue um remo de ervas ou qualquer outro galho e use como uma varinha para abençoar a casa e as pessoas que nela vivem

Deixe um comentário

Your email address will not be published.